terça-feira, dezembro 26, 2006

Uma questão de óptica

Diz-se, nos mentideros fotográficos, que as diferentes distâncias focais das lentes:

i determinam o ângulo de visão
ii alteram a perspectiva
iii comprimem ou afastam os planos

A tua opinião TAMBÉM é importante!

3 comentários:

onitsuaf disse...

a resposta é... todas as anteriores!!
num sistema com mais do que uma variável, acontecem coisas diferentes quando fixas uns valores e fazes variar os outros. o que muda quando fazes variar a distância entre o fotógrafo e o sujeito, mantendo uma dada distância focal? o que muda quando fazes variar a distância focal, mas manténs a distância ao sujeito? o que muda quando manténs tudo isso, mas usas um diafragma diferente? qual é a relação entre profundidade de campo e compressão/afastamento de planos? o que é compressão/afastamente do planos, já agora? mede-se como? qual é a diferença entre filme a digital, no que toca a estas coisas todas? as grandes angulares têm ou não mais profundidade de campo que as teleobjectivas?
se tiver tempo e paciência ainda faço um post sobre isto. vou ver se encontro as folhas dos cursos que eu dava no NAF... (havia uma diskette com isso tudo! serei capaz de a localizar?)

XL Man disse...

Como foi pedida a nossa opinião, aqui está a minha achega.

Sobre os pontos colocados pelo Fukujitso:
i) é óbvio e é uma função directa das leis da óptica - quando se espreita por um buraco de diâmetro fixo, quanto mais perto do buraco se espreitar maior é o ângulo de visão que se obtém sobre o que se passa do outro lado do buraco e vice versa... a distância do observador ao buraco chama-se "distância focal".

ii) está directamente relacionado com i), ou seja, a perpectiva está directamente relaccionada com o ângulo que se usa para "ver". Não há maneira de dissociar um do outro...

iii) a compressão de planos está directamente relaccionada com as anteriores e resulta na alteração das distâncias aparentes entre objectos em planos diferentes (a distâncias diferentes do observador)

Note-se que os pontos ii) e iii) têm que ser entendidos numa perspectiva relativa à distância ao objecto em foco. A perspectiva e compressão alteram-se quando muda a distância da lente ao objecto em foco, o que força a alteração das relações entre as distâncias - geralmente quando se muda para uma lente com uma distância focal menor há uma tendência para nos aproximarmos do sujeito a fotografar, para que este ocupe a mesma área na imagem, relaticamente a uma distância focal maior (e vice-versa).

Basicamente as propriedades ii) e iii) da imagem são função do ângulo que o sujeito ocupa no ângulo de visão total do fotograma. Se esse ângulo se mantiver constante as relações de perspectiva e distâncias aparentes entre planos deverá manter-se constante.

Relativamente ao que o Onitsuaf diz, sobre a profundidade de campo está mais que provado que esta se mantém quando se muda a distância focal da lente e se mantéem os outros parâmetros (ponto focal e abertura do diafragma). Veja-se em: Do Wide Angle Lenses
Really Have Greater Depth of Field
Than Telephotos?
- o teste foi efectuado mantendo a abertura e mudando a distância focal e a distância ao objecto para que o objecto mantivesse o mesmo tamanho no filme/sensor. Se alterarmos todas as imagens deste teste para que a torre no plano de fundo fique sempre do mesmo tamanho verifica-se que a percentagem de desfocado é constante!

Mais leituras interessantes em: UNDERSTANDING CAMERA LENSES

onitsuaf disse...

que maldade, empalarem assim o gremlin só para se comparar a profundidade de campo :D