Uma questão de óptica
Diz-se, nos mentideros fotográficos, que as diferentes distâncias focais das lentes:
i determinam o ângulo de visão
ii alteram a perspectiva
iii comprimem ou afastam os planos
A tua opinião TAMBÉM é importante!
Diz-se, nos mentideros fotográficos, que as diferentes distâncias focais das lentes:
i determinam o ângulo de visão
ii alteram a perspectiva
iii comprimem ou afastam os planos
A tua opinião TAMBÉM é importante!
Colocado por Luís Flôres às 23:55
foto
(46)
portugal
(20)
a mania do material
(18)
lisboa
(11)
perspective
(9)
porto
(9)
photos
(8)
ligações
(5)
paisagem
(5)
foto macro
(4)
night
(4)
mirror
(3)
opinião
(3)
preto e branco
(3)
vila nova de gaia
(3)
douro
(2)
gaia
(2)
gardens
(2)
BW
(1)
Música
(1)
autumn
(1)
barcelona
(1)
beira alta
(1)
blogs
(1)
blur
(1)
botânica
(1)
cactus v4
(1)
cascais
(1)
cataluña
(1)
circles
(1)
comida
(1)
depht of field
(1)
depth of field
(1)
diagonal
(1)
erotico
(1)
esplanada
(1)
estupidez natural
(1)
fetiche
(1)
flôres
(1)
foz do douro
(1)
graffiti
(1)
lines
(1)
music
(1)
nature
(1)
parque das nações
(1)
rain
(1)
retrato
(1)
rio
(1)
rock
(1)
selfie
(1)
shadow
(1)
slow shutter speed
(1)
strobist
(1)
study
(1)
tejo
(1)
tension
(1)
vanishing point
(1)
viana do castelo
(1)
The Online Photographer
The Luminous Landscape
Petteri's Pontifications
Digital Photography Review
ePaperPress
Pictures of the Year International
flickr
Photobucket.com
PhotoSIG
rogercavanagh
Wikipedia
onitsuaf on the web/at flickr
xlman on the web/at flickr
fukujisto's own blog
Diário do Nuno
Pontos de Vista
photo-a-trois
Joost De Raeymaeker
Instante Fatal
Source Forge
3 comentários:
a resposta é... todas as anteriores!!
num sistema com mais do que uma variável, acontecem coisas diferentes quando fixas uns valores e fazes variar os outros. o que muda quando fazes variar a distância entre o fotógrafo e o sujeito, mantendo uma dada distância focal? o que muda quando fazes variar a distância focal, mas manténs a distância ao sujeito? o que muda quando manténs tudo isso, mas usas um diafragma diferente? qual é a relação entre profundidade de campo e compressão/afastamento de planos? o que é compressão/afastamente do planos, já agora? mede-se como? qual é a diferença entre filme a digital, no que toca a estas coisas todas? as grandes angulares têm ou não mais profundidade de campo que as teleobjectivas?
se tiver tempo e paciência ainda faço um post sobre isto. vou ver se encontro as folhas dos cursos que eu dava no NAF... (havia uma diskette com isso tudo! serei capaz de a localizar?)
Como foi pedida a nossa opinião, aqui está a minha achega.
Sobre os pontos colocados pelo Fukujitso:
i) é óbvio e é uma função directa das leis da óptica - quando se espreita por um buraco de diâmetro fixo, quanto mais perto do buraco se espreitar maior é o ângulo de visão que se obtém sobre o que se passa do outro lado do buraco e vice versa... a distância do observador ao buraco chama-se "distância focal".
ii) está directamente relacionado com i), ou seja, a perpectiva está directamente relaccionada com o ângulo que se usa para "ver". Não há maneira de dissociar um do outro...
iii) a compressão de planos está directamente relaccionada com as anteriores e resulta na alteração das distâncias aparentes entre objectos em planos diferentes (a distâncias diferentes do observador)
Note-se que os pontos ii) e iii) têm que ser entendidos numa perspectiva relativa à distância ao objecto em foco. A perspectiva e compressão alteram-se quando muda a distância da lente ao objecto em foco, o que força a alteração das relações entre as distâncias - geralmente quando se muda para uma lente com uma distância focal menor há uma tendência para nos aproximarmos do sujeito a fotografar, para que este ocupe a mesma área na imagem, relaticamente a uma distância focal maior (e vice-versa).
Basicamente as propriedades ii) e iii) da imagem são função do ângulo que o sujeito ocupa no ângulo de visão total do fotograma. Se esse ângulo se mantiver constante as relações de perspectiva e distâncias aparentes entre planos deverá manter-se constante.
Relativamente ao que o Onitsuaf diz, sobre a profundidade de campo está mais que provado que esta se mantém quando se muda a distância focal da lente e se mantéem os outros parâmetros (ponto focal e abertura do diafragma). Veja-se em: Do Wide Angle Lenses
Really Have Greater Depth of Field
Than Telephotos? - o teste foi efectuado mantendo a abertura e mudando a distância focal e a distância ao objecto para que o objecto mantivesse o mesmo tamanho no filme/sensor. Se alterarmos todas as imagens deste teste para que a torre no plano de fundo fique sempre do mesmo tamanho verifica-se que a percentagem de desfocado é constante!
Mais leituras interessantes em: UNDERSTANDING CAMERA LENSES
que maldade, empalarem assim o gremlin só para se comparar a profundidade de campo :D
Enviar um comentário