terça-feira, maio 09, 2006

Maio


5 comentários:

Anónimo disse...

a composição tem dinâmica mas faz-me falta ver melhor as pessoas. compreendo que nesta situação podia ser complicado, porque estava toda a gente mesmo lá ao fundo, mas mesmo assim... senão pode dar a ideia que estás a uns dias do primeiro de maio e no próprio dia.

oni

XL Man disse...

Ok, vou dizer mal:

0 - como apagaste a imagem original, o artigo anterior deixou de mostrar a imagem... dá mau aspecto ao blog mostrar um links para THIS PHOTO IS CURRENTLY UNAVAILABEL.
Ou apagas o artigo o voltas editas para voltar a apontar para uma imagem válida. Se não conseguires diz que eu apago.

1 - a imagem original estava direitinha saída do cd que te deram na loja. Na altura não comentei e quando o ia fazer já não estava lá boneco. Lembro-me que estava com um tom rosado (magenta a mais). Tinhas que lhe dar um acerto nos controlo de brancos.

2 - a imagem que puzeste agora está forçada demais... lembras-te do que eu disse sobre editar e depois descontar 30-50% na edição? pois, aqui era mesmo os 50%+

3 - cheira-me que usaste o Shadow/Highlight na correcção da imagem. Exageraste! Os edifícios estão artificiais (têm halos na transição das sombras para as luzes), as nuvens têm um look hiper digital, a árvore à esquerda tem um halo enorme, o cartaz devia ser branco (quase explodido/rapado) está a tender para o cinzento e tem contraste a mais, os carros estão numa sombra demasiado azul e saturada.
Tudo o que referi é sintoma típico de exagero na ferramenta Shadow/Highlight ou de curvas muito puxadas.

Relativamente às curvas é preciso ter cuidado porque estas alteram a relação de côr, além do contraste. Para que isso não aconteça podes utilizar as curvas afectando apenas a Luminosity.

Infelizmente não tenho muito tempo para escrever aqui um tratado sobre edição digital. O tema é extenso e complexo, existindo milhentas maneiras de chegar ao mesmo resultado. O Photoshop é uma ferramenta poderosa e como tal pode-se tornar perigosa. Cabe ao editor ter o bom senso e capacidade de a utilizar para o bem!

Boa tentativa, continua!
Já agora, o plano da imagem é interessante. Gostaria de ter visto algo mais interessante no enquadramento do lado direito. O cartaz convida a um olhar mais atento ao resto da imagem, despertando o interesse para o que vem a seguir, do lado direito. Infelizmente, quando se navega o olhar para a direita perdemonos nos prédios pois as pessoas estão muito longe e não têm um interresse por aí além. Talvez se tivesses esperado um bocado para ver passar a procissão, podias ter enchido o olho e o quadro.

XL Man disse...

só mais uma achega:
faz-me alguma confusão a perspectiva. dever ter usado uma grande angular (a 35mm?) ligeiramente inclinada para baixo. isso fez com que o poste do cartaz ficasse inclidado para a direita e os prédios para a esquerda. basicamente está tudo a cair para dentro, para o centro da imagem. fico um pouco alucinado e enjoado. o Photoshop tem uma ferramenta de correcção de perspectiva, para quando tem sentires mais à vontade com tanto botão e menu...
nestas situações podes sempre tentar colocar a máquina numa posição mais horizontal (tinhas tempo, não estava a acontecer nada...)

XL Man disse...

diz-me lá uma coisa...
com tanta crítica, achas que tinha jeito para professor de fotografia no ArCo?

Luís Flôres disse...

é bem possível. obrigado pela ajuda. Foi mesmo a primeira e acho que usei todos os tipos de adjustmens