terça-feira, maio 09, 2006

Sobre Edição Digital

Este comentário é semelhante à resposta ao email do fukujitso onde ele me perguntava como fazer no Photoshop tudo aquilo que comentei sobre a imagem Maio.
Fica aqui para que todos os nossos leitores que ainda não sabem o que fazer com tamanha ferramenta, possam dar menos uns quantos passos em falso.

1 - para começar, o controlo de brancos é a mais fácil...
bem, a forma de fazer é fácil, acertar com a correcção ideal... isso já tem que se lhe diga, depende das condições de luz - se tiveres várias fontes com temperaturas diferentes, lá vem outra vez a manta curta... tapas de um lado, destapas do outro!
Se vires nas ferramenta Levels ou na Curves, tens lá 3 contagotas. O da esquerda mede o preto mais preto, o da direita mede o branco mais branco, o do meio mede o cinzento neutro. Passo a explicar:
Em ambas as ferramentas (Levels ou Curves):
- o medidor de preto faz com que todos os tons da imagem que tenham valores inferiores aos do tom medido passem a preto puro (R=0,G=0,B=0)
- o medidor de branco faz com que todos os tons da imagem que tenham valores superiores aos do tom medido passem a branco puro (R=255,G=255,B=255)
- o medidor de tom neutro faz com que os Levels/Curves sejam ajustados (depende da ferramenta que estás a usar...) para valores neutros, para aquele ponto medido. Isto é, se medires num ponto com valores R=120,G=127,B=135 (vermelho a menos e azul a mais em relação ao cinzento neutro) o PS vai ajustar os níveis da ferramenta para conpensar e tornar aquele ponto em R=127,G=127,B=127, ou qualquer coisa semelhante, o que significa que o ponto fica com um tom neutro (ambas as cores com o mesmo valor)
- para utilizar os contagotas e medir é só clicar no contagotas e depois num ponto da imagem. Experimenta que é giro.
- os ajustes podem ser feitos por canal de cor, o que é muito poderoso.

2 - quando digo que se deve cancelar uma percentagem da edição quero dizer isso mesmo.
Geralmente trabalha-se com Layers, sendo a primeira (background ou Layer0) a imagem original. Depois vão-se aplicando camadas (layers) de ajustes/aldrabices/mascaras...
O que eu faço, é quando a cena começa a soar a artificial, é fazer um blend das camadas de edição com uma percentagem inferior a 100% sobre o original.
- Para perceberes o que quero dizer, experimenta na janelinha das layers clicar sobre a layer do original. Depois faz Ctrl+J para duplicar a layers e aplica-lhe um efeito qualquer muito foleiro e exagerado. Depois controla a percentagem de blending (tens 2 campos 100% na janelinha das layers; é o de cima) para valores mais baixinhos e vê o efeito. Podes também controlar o tipo de blend (Normal, Darken/Lighten, SoftLight,...). Experimenta.

3 - Se usaste mesmo o Shadow/Highlight, umas dicas:
- nuncas aplicas o ajuste sobre o original, faz uma cópia da layer original e aplica o ajuste sobre a nova layer. Assim podes controlar o efeito à vontade, incluindo ligar/desligar o efeito (é só clicar no 'olho' da layer).
- essa ferramenta é uma maravilha quando bem usada, uma cagada quando não se tem cuidado. - se calhar está a usar a ferramenta no modo básico... carrega na opção "Show More Options"!
Geralmente os valores por defeito do PS para as ferramentas são todos muito maus. Aqui nesta tens que (eu pelo menos costumo fazê-lo) puxar o 3º slider da ferramenta ("Radius") para os 100px em vez daquilo que o PS tem por defeito.
- sobre o halo junto à árvore, tens um bom exemplo aqui:
http://www.naturescapes.net/062004/gd0604.htm

4 - já compraste um livro sobre edição de fotografia digital? COMPRA!!!! ou então perde muitas horas a navegar na internet à procura de bons tutoriais sobre o assunto.

Dica extra:
Se trabalharem com imagens grandes (5MPxl ou maior) muita memória dá muito jeito... eu tinha 1GB de RAM e às vezes não chegava. Comprei mais 1GB e agora tenho dormido muito melhor - posso ir deitar-me mais cedo porque a edição não demora tanto tempo!

Sem comentários: