domingo, maio 14, 2006

Doroteia vê a luz

Dorothy sees the light

update: mouse over para ver sem máscara de layer (cromices técnicas - ver caixa de comentários)

8 comentários:

Luís Flôres disse...

belíssima iluminação... quanto a PS? pouco? muito? aproveito esta oportunidade para referir o seguinte: a enologia tb serve para enaltecer e retirar da uva o melhor que ela tem para dar. tanto mais qua boa uva com má enologia dá uma pinga da treta. ou seja, as 2 actividades - viticultura e enologia - são indissociáveis: estão das duas ao serviço dos melhores néctares. mas como está plasmado nestas páginas até uma zurrapita
- já sei: uma foto estar subexposta/sobreexposta 1 ponto, ou mais, é arty -

pode parecer um esporão garrafeira.
ao primerio trago, porque depois não se aguenta nas pernas.

bom, esta verborreia toda para dizer: o PS é, de facto, o ampliador da "emulsão" digital.

onitsuaf disse...

não sei se isso era um elogio e nem tenho a certeza de ter percebido a tua pergunta, mas...

a foto original talvez esteja ligeiramente subexposta, porque tentei controlar o "estoiro" no reflexo da janela. a forte preguiça que se fazia sentir no local fez com que não me tivesse levantado do chão (ena, o saramago tem um livro com este nome!) para ir buscar um flash ou algum tipo de reflector. daí que a tromba da Doroteia (a primeira galinha do mundo a ter tromba, onde é que isto vai parar...) tenha ficado bastante subexposta, por causa do forte contraluz.
essa subexposição foi um pouco "aberta" depois com o shadows/highlights para aí nos 10% nas shadows e 7 ou 8 nas highlights. a parte de escurecer as highlights foi porque a seguir aumentei um pouco o contraste e a luz (brightness/contrast) e isso faz o estoiro parecer ainda mais estoirado. é uma merda inconfessável admitir que se usa brightness/contrast, é mesmo uma cena de maçarico, mas a verdade é que muitas vezes eu não vejo necessidade de usar nada mais sofisticado.
depois usei o filtro de "noise reduction" que o PS traz. não sei se fez muito efeito ou pouco (alguma coisa deve ter feito) porque esta é uma imagem de "arte conceptual" e não estou por aí além preocupado com as cenas técnicas. foi também por isso que deixei a janela tão estoirada sem me preocupar muito com o facto...

e pronto. acho que é tudo.
espera, fiz mais uma coisa. afinal preocupei-me com a janela. foi mais por curiosidade de ver o resultado do que por vontade de o melhorar. acrescentei uma máscara de layer ao "brightness/contrast", na qual pintei de cinzento claro o lado da imagem onde está a janela. isto faz com que o filtro actue menos nessa zona. sempre se reduz um pouco o estoiro. vou fazer uma daquelas cenas de "mouse over" para veres a diferença com e sem essa máscara.

até amanhã.

Luís Flôres disse...

foi um elogio: gosto da iluminação apesar da subexposição na Doroteia: no meu écran o estoiranço nem está assim tão estoirado.
aproveitei foi a oportunidade para dizer que não sou contra o PS ou o digital: ambos são a consequência lógica dos tempos modernos e sem dúvida podem democratizar a edição das imagens da mesma forma que democratizou a recolha

Luís Flôres disse...

o exemplo dado era a propósito do sobreiro

XL Man disse...

2 rapidinhas:
1 - se não te levantaste, como foi que a Teia ali foi parar? não me digas que foi a Rita...
2 - se te deste ao trabalho de tanta edição, já agora podias ter 'aberto' só um bocadinho a exposição na Teia. Ficava melhor e sobressaía do soalho.

Luís Flôres disse...

essa da maçaricagem sobre o brigthness/contrast ficou a moer, pois abusei na última de Maio, mas talvez o que eu mesmo quisesse era cortar ligeiramente nas highlights.

XL Man disse...

olha, também eu uso o Brightness/Contrast muitas vezes para dar um toquezinho final.

onitsuaf disse...

o "Teia" (?) já tem um puxanço no focinho que vou-te contar. só mesmo com melhor iluminação. fui eu que a pus no chão e depois de me deitar para a fotografar já não me apeteceu fazer o caminho de volta. levantar-me e voltar a deitar-me assim tantas vezes consome o equivalente a pelo menos dois perna-de-pau mega e os gelados estão caros... :P