quarta-feira, junho 15, 2005

O retorno do post-processamento* / **

1. Tens toda a razão, um blog não é um forum e de qualquer maneira, um forum com três caramelos tem outros nomes mais sugestivos para se lhe dar, tipo tertúlia. Parece-me que a ideia é mais mostrar/dizer coisas com potencial interesse para quem quer que seja (os tais três caramelos, e desejavelmente mais uns ou outros).

2. Claro que isto não invalida que alguém aqui "poste" (verbo "postar") uma foto e peça explicitamente por comentários. Algo do género: "O que acham desta, pessoal?" Experimenta, para ver o que acontece.

3. Por um contínuo de preguiça desde os primórdios deste blog, nunca me dei ao trabalho de ver como se muda e mudar o sistema de comentários do XL para algo do tipo popup, que acho muito mais amigável para quem quer comentar e para quem quer ver os comentários. Se tiveres tempo e paciência, vê por exemplo o "HaloScan" e como se integra aqui com o blogspot.

4. Essa história das gemas em bruto, acho-a muito duvidosa. Não estou a dizer que não tenhas razão. Provavelmente tens, até porque pareces ter a coisa bem pensada. Mas eu tenho alguma dificuldade em percebê-la assim como descreves. A ideia de (re)descobrir preciosidades no meio do espólio de vários anos aparentemente não funciona comigo. Se eu não "vi" a imagem logo, dificilmente a vou "ver" depois, por mais polimentos e lapidações que lhe aplique.

5. Esta minha retórica, para quem não está a perceber bem, vem (mais ou menos) no contexto de um artigo que eu e o XL lemos e que de alguma forma descreve as diferentes abordagens que ele e eu temos em relação à fotografia. Chama-se «"Tough" and "Sweet"» e é escrito por um gajo que diz umas cenas que parecem banalidades mas nem sempre são.

6. Continuo na minha: se pudesse não ter pós-processamento de todo, era ouro sobre azul. No limite até parece simples: pões os settings todos bem na máquina e a imagem que ela produz é perfeita, sem necessidade de mais torcidelas. (Lá está. Isto sou eu, que não vejo grande margem para interpretações a posteriori, a fotografia é aquilo que tinhas dentro da cabeça quando disparaste - no "olho da mente", como dizem os anglo).

7. Mas pronto, apesar disto tudo vejo um grande interesse (e é um campo onde quero evoluir) na proficiência técnica em termos de pós-processamento e na capacidade de ver quais as possibilidades que temos, com uma dada uma "gema em bruto" (ou só uma "gema bruta"!). É sempre mais uma ferramenta que se tem ao dispôr e eu sou pela exploração das possibilidades todas.

* Sim, o título é um trocadilho tortuoso, que mistura sugestões de respostas a várias coisas ao mesmo tempo e ainda "pisca o olho" à dualidade post vs artigo!
** Se esta moda de fazer notas de rodapé nos posts pega...

Sem comentários: