sábado, junho 11, 2005

Gemas em bruto

Esta tarde, ou melhor, durante a tarde de ontem (já passa da 1h da manhã), resolvi ir procurar umas fotos que me lembrava de ter tirado em determinada ocasião...
Acedi à base de dados de imagens, varri alguns ecrâs de fotos e finalmente encontrei as imagens pretendidas...
Fui buscar o DVD onde se encontravam as fotos em questão... e passei a tarde toda até bem adentro da hora do jantar a trabalhar outras imagens do mesmo DVD. Isso tudo sem tocar nas imagens que inicialmente tinha em mente.
Algumas dessas imagens foras as que coloquei aqui hoje (ontem).

Conclusão: as imagens discretas (digitais) são como o filme da fotografia contínua (analógica?). Os fotogramas sao gemas em bruto. É preciso trabalhar a pedra para retirar dela a verdadeira jóia. É preciso muita arte e perícia, para conseguir produzir uma joia bela e maravilhosa a partir de um fotograma em bruto. Obviamente, é necessário uma boa imagem latente para conseguir produzir uma joia aceitável. Não é possível produzir uma jóia de valor a partir de uma vulgar pedra de calçada. No entanto, um diamante em bruto, por mais perfeito que seja, nunca brilhará nem deslumbrará se não for cortado e pulido na perfeição.

A vantagem da fotografia discreta está na possibilidade da recuperação da jóia poder ser feita com muito mais facilidade e intemporalidade. A imagem latente, se fôr bem arquivada, durará para sempre. Em qualquer altura será possível recuperá-la e trabalhá-la até à exaustão das suas possibilidades, tantas vezes quantas forem necessárias.

Sem comentários: