terça-feira, junho 14, 2005

Cultura Cultural

Gostava de ter nascido rico, num berço de ouro, no seio de uma família de bem, cultural.
Gostava de ter cultura, de ter aptidão para a cultura, de ter tido uma educação cultural.

Os ricos têm mais tempo livre para se dedicar à cultura e ser cultos. Movem-se em círculos sociais de grande cultura, conhecem muitas pessoas com cultura, vão a todos os eventos culturais. A cultura vai ter com eles, eles vivem no seio da cultura. Eles moldam a cultura.

Os pobres têm que ir ter com a cultura, têm que a procurar e trabalhar muito para a poder adquirir, comprar, consumir. Eles só têm disponível para acesso/consumo imediato um tipo de cultura com pouco conteúdo, mais mediática que interessante, de assimilação rápida e esquecimento rápido, descartável. Eles são moldados pela cultura.

A cultura que os ricos moldam não é a mesma que molda os pobres.

Este é um artigo extremo (vou passar a escrever 'artigo' em vez de 'post'). Na realidade não é bem assim que as coisas se passam. Na realidade não é assim tão mau. Os dois meios culturais cruzam-se um pouco. Há alguns ricos extremamente aculturais. Há alguns pobres extremamente cultos.

1 comentário:

onitsuaf disse...

Já sabes a minha opinião sobre essa visão redutora de "ricos vs. pobres"... mas pronto... redimiste-te no fim, dizendo que é um artigo extremo (entendi "extremo" no sentido de "caricatural").
Já agora, se vais chamar "artigos" aos "posts", então como é que vais passar a chamar ao "blog", "jornal"?