sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Miguel Barreira



Tanto quanto julgo saber, o Record é o pasquim dos jornais desportivos. O mais sensacionalista e o mais "popularucho". Talvez isso tenha contribuído para potenciar o espanto causado pelo prémio da World Press Photo (WPP) que o Miguel Barreira, fotógrafo do Record, ganhou.
Mas o facto de um fotógrafo português ganhar um prémio num concurso internacional tão respeitado como o da WPP é sempre notícia. Tem sido citado em blogs e em jornais/revistas um pouco por todo o lado. (Ainda pensei fazer aqui uma lista desses links, mas dava muito trabalho...)
Imagino que se fosse um dos nossos "consagrados" da imprensa de "referência" - António Pedro Ferreira, Adriano Miranda, Alfredo Cunha, só para citar alguns assim de memória, dos que mais admiro... - os artigos iriam mais no sentido do "resultado lógico de uma carreira e de um trabalho consistente dedicado ao fotojornalismo" em vez de um certo espanto "olha! um fotógrafo do Record ganhou um prémio da WPP". Enfim isto sou eu a especular.
Esta conversa toda vem a propósito da foto (tirada pelo Miguel Barreira, claro está) que ilustra este post. Eu tinha que fazer tempo e estava num café. A única coisa que me restava era folhear o Record. Foi o que fiz. De repente dei com esta foto, que acompanhava um artigo sobre um atleta (não me lembro quem) que também era cozinheiro de sushi e ia voltar à competição... Era qualquer coisa assim, já não me lembro muito bem. A foto é muito boa, bem pensada e iluminada e, mais espantoso ainda, aparece no Record. Lembrei-me logo se seria do tal gajo do Record que ganhou o tal prémio da WPP - de quem na altura não me lembrava do nome, mas estava capaz de apostar que era o mesmo. Fotografei o jornal mesmo ali em cima da mesa do café*, com a intenção de conferir depois o nome e de fazer um post sobre o assunto. Demorou mas foi.

* É uma "reprodução" feita com luz ambiente (fluorescente) sobre uma impressão ranhosa de um jornal. O mau aspecto que tem aqui não é culpa da foto original...

Sem comentários: