segunda-feira, janeiro 08, 2007

Sobre fotos da treta e isso

Isa e Gonças

De vez em quando vem à conversa o tema das "fotos da treta". O termo é usado para qualificar as fotos que se fazem sem nenhum objectivo em particular. Não só não é pejorativo, como não tem implícito qualquer juízo de valor quanto aos méritos técnicos das imagens em questão. Essa tal conversa poderia ser resumida como qualquer coisa assim: "Eu não faço fotos da treta, porque este tipo de imagem não me interessa para nada e não estou para gastar espaço em disco com essas merdas." Em conclusão, os defensores desta tese só tiram a máquina do saco perante algum tema que lhes interesse verdadeiramente e perante o qual percebam que têm a possibilidade de fazer boas fotos.
Não podia discordar mais. Pessoalmente, passo (para aí) 90% do tempo a fazer fotos da treta e não concordo nada com a teoria da falta de objectivo. As fotos de treta servem um objectivo importantíssimo, sem o qual as outras imagens pura e simplesmente não aparecem: ganhar experiência. Para se fotografar bem é preciso (entre outras coisas...) não estar a pensar nas especificidades técnicas do acto. É preciso ver em vez de pensar em diafragmas. Só por isto, as fotos da treta são mais que justificadas. Alguém supõe que um músico virtuoso só toca nos recitais, porque o resto do tempo iria estar a tocar para o boneco e isso não serve para nada?
Há ainda uma outra razão que me faz não execrar a ideia de fotos da treta. É o facto de não saber se vão mesmo ser fotos da treta. Às vezes não são. Tomara eu um dia chegar sequer perto desse patamar de iluminação fotográfica (trocadilho intencional) que é o de saber — sem tirar a máquina do saco! — se determinada situação vai ou não dar uma boa foto. Quando chegar a esse nível talvez possa abdicar de andar sempre com a objectiva em riste e o dedo no clic. Até lá, aturem-me.

3 comentários:

Luís Flôres disse...

também dá jeito sentir a velocidade de obturação... ;o)

Unknown disse...

Estoy completamente de acuerdo contigo, Oni.

Anónimo disse...

Vendi uma foto da treta!!!! Viva!!!
às vezes fotos da treta valem 100€