sexta-feira, dezembro 15, 2006

And now for something completely different

Se de repente te encontrares numa situação com muito menos luz do que estavas à espera e só tiveres TMAX-100, fazes o quê? Se chegares à conclusão que andaste a meter água com a temperatura de cor como é que safas o trabalho? Se precisares de iluminação extra para um retrato a que é que recorres? A resposta a estas e a muitas outras questões fazem parte dos recursos que um fotógrafo experiente tem sempre na manga, para o que der e vier. (Ok, um fotógrafo experiente não mete água com a temperatura de côr...)

O que é que isto tem a ver com o Jamie Oliver? Nada, excepto o facto de ele ter este tipo de abordagem na cozinha. Se falta A, ele substitui por B, porque sabe que também vai resultar bem. Claro, o gajo é cozinheiro e é isso que os cozinheiros fazem, dirão. Talvez, mas o programa dele é diferente de todos os programas de culinária que já vi. Não há paciência para programas de culinária, aliás. Mas este programa é diferente (não sei se ainda continua a dar na SIC Mulher - não sou do género de saber a que horas ou em que dias dão os programas, apenas esbarro neles de vez em quando). O "chef" Jamie transmite uma energia e uma dinâmica à coisa que até a mim (quase) me dá vontade de cozinhar - eu, que detesto cozinhar e sou conhecido por confeccionar refeições inesquecíveis (pela negativa).

Pronto. Era só para dizer isto. Estava ali a aquecer no micro-ondas um prato de arroz (feito pela sogra) e lembrei-me.

2 comentários:

XL Man disse...

Também gosto de ver esse cromo maluco a cozinhar... e também nunca sei quando vai dar, apanho sempre a meio.

Gosto muito daquela cozinha dele, com aquela grande janelonga redonda por detrás do balcão. É fantástica!

Agora um reparo: parece-me que grande parte da dinâmica aparente do rapaz é aumentada pela realização e montagem do vídeo, com uma filmagem muito "in your face" suportada nos grandes planos do cozinheiro e nas rápidas e sucessivas mudanças de plano. Cada vez mais quando vejo o programa fico com a impressão que aquilo não é bem assim e que há ali uma certa manipulação do espectador para fazer passar aquela sensação de caos controlado.
Claro que se me abstrair desta análise, o programa é um verdadeiro prazer de assistir... pelo menos até ficar exauto de tanta dinâmica e ter que mudar de canal... ou até ter que ir à cozinha buscar qualquer coisa para petiscar!

Já agora alguém já conseguiu perceber quantos litros de azeite é que ele usa por programa? eu acho que são 2! e pimentões?...

XL Man disse...

só mais um pequeno comentário:
gostavas de ter sido tu a ter sacado essa foto do moço? gostasvas? gostavas? ;)