terça-feira, setembro 05, 2006

Sobre as fotos verticais

Não tenho qualquer espécie de antipatia, preconceito, ou má impressão acerca das fotografias verticais. Nem o contrário. Há imagens que "pedem" para ser ("são") verticais e há outras que não. Acredito que o papel do fotógrafo passa por não contrariar essa natureza intrínseca da imagem.

No entanto, tenho sentido sempre alguma dificuldade em encaixar as imagens verticais num "layout" de apresentação de imagens na internet. Até é uma questão que já se debateu a propósito dos tamanhos das imagens aqui no XL Men. Na altura concluiu-se que o mais "equilibrado" era deixar todas as imagens do mesmo tamanho, independentemente de serem ou não verticais, em vez de querer aproveitar ao máximo a largura disponível. Mais recentemente as dúvidas sobre o que fazer às verticais voltaram, por causa do luisfaustino.com. Não dá para reservar um espaço bonitinho para as imagens, porque as verticais não encaixam. Tem de se deixar um quadradão grande e desengraçado.

Fui ver. Na TIME e na VII, pura e simplesmente não usam fotografias verticais nos portfolios que apresentam. Eu, pelo menos, não consegui encontrar nenhuma. Na Magnum já aparecem algumas verticais, mas o layout é diferente, com uma página mais solta, menos "encaixilhada". Na Reuters também há verticais e acho que eles conseguiram um bom compromisso entre as necessidades dos formatos e o "layout" da janela onde são apresentadas as imagens. Enfim, parece que esta coisa das fotografias na vertical não é mesmo lá muito pacífica.

3 comentários:

XL Man disse...

pensando aqui um bocadinho e rapidamente, isso deve ser porque o nosso campo de visão é mais abrangente na horizontal que na vertical - deve ser por termos os olhos posicionados num plano horizontal - a mãe natureza lá sabe o que faz... se calhar é porque o mundo e a vivência se fazem num plano mais horizontal que vertical... por isso todos os animais têm os olhos num plano horizontal.

Luís Flôres disse...

meus amigos nada há de mais humano que contrariar a natureza, não vos parece?

Nuno Godinho disse...

Mas nada há mais humano do que fazer o que cansa menos, neste caso o que cansa menos os olhos: fotos horizontais. Faustino, estou contigo. Rasguemos todas as fotos verticais que se cruzarem connosco. Todas! Esse insulto à forma!