sexta-feira, maio 12, 2006

Maio XII

8 comentários:

Luís Flôres disse...

sou mesmo tosco!!! sorry, esta é das melhores!

Luís Flôres disse...

no meu está a substituta, deêm uma olhadela: faz todo o sentido no percurso

XL Man disse...

já tinhas era mais cuidadinho... na próxima tiro-te o acesso ao XL!

já agora, vais mesmo mostrar todas as fotos que tiraste? :-|

Luís Flôres disse...

só mais uma, no máximo duas; posso? no total foram 4 rolos de 36;

onitsuaf disse...

o enquadramento está giro, apesar da minha embirração (é mais enjoo) por "faixas" de manif's.

fiquei a pensar se não teria mais piada ficares com uma foto vertical que seria só a metade esquerda desta imagem, cortada no intervalo entre o segundo homem e o terceiro. dava mais peso à sombra do emblema do PCP na carrinha e à palavra "emprego". ficava com menos ambiente e talvez menos informativa, mas mais misteriosa e "gráfica".

mais uma vez: para além destes meus devaneios, acho o enquadramento que fizeste muito interessante e as linhas que "conduzem" aos manifestantes resultam muito bem. gostava que a foto não estivesse ligeiramente inclinada. ("a realidade é direita")

Luís Flôres disse...

oni,

tinha de ver pensar a 200.000 e para isso é necessário uma prática do catano! bom... existe sempre o crop...

XL Man disse...

Essa tua lente (35mm certo?) tem uma certa apetência para a distorção! Principalmente quando o plano da lente não está paralelo/perpendicular às linhas rectas da imagem.

Não é que eu ligue muito a essas coisas, até porque no PS isso pode ser corrigido, mas nota-se.

É que o tal "ligeiramente inclinada" que o oni refere, já eu tinha referido numa outra imagem. O problema é que com a distorção da lente o "ligeiramente" parece mais e de uma forma que não parece natural.

Parece-me que vais ter que ter alguma atenção quando utilizares essa lente em ambientes rectilíneos :)

Já agora, grande parte do problema das imagens tortas é estarem pouco tortas. Quando isso acontece é irritante para quem vê a imagem. É preferível direito ou então mesmo torto (30-45 graus).

Eu sou particularmente gastador de pixeis nas minhas imagens (uma das razoes porque corto tanto) por causa de endireitar as imagens pouco tortas. Penso ser um dos problemas do formatos pequenos. Numa 6x6 ou maior é bem mais fácil verificar se a imagem está torta no despolido...

PS - quanto ao enquadramento, não tenho nada de especial a dizer.
Já começo a ficar um bocado enjoado do tema... daquelas que tens mostrado, prefiro aquela mais do tipo "in your face", com o povo. Não foi por isso que compraste uma Leica com uma 35mm?...

Luís Flôres disse...

35mm é versátil: sempre achei que a "normal" me comia espaço que entendia dever ter no boneco. então experimentei o 40mm da CM e gostei. daí o 35mm. mas neste projecto senti falta de um 24mm praí e no projecto para a escola sinto falta de um 50mm