domingo, maio 14, 2006

DPI*

Perante a pergunta "quantos dpi tem esta imagem" a minha resposta quase saiu automática: 72 dpi. Essa é a resolução que se atribui genericamente aos ecrãs, por isso a minha resposta esteve para ser essa. Acabei por responder "tem os dpi do teu ecrã", para evidenciar que a imagem aparece com os dpi que o ecrã apresentar. Há uma série de concepções erradas** ou apenas parcialmente correctas em torno dos dpi e esta simples troca de frases fez-me voltar a pensar nisso.

Basta pensar no significado de "dpi" ("dot per inch", ou seja, pontos por polegada) para perceber que não é uma característica intrínseca da imagem, mas antes uma característica da sua apresentação. Uma imagem digital é um ficheiro que contém a informação de um monte de pixels (pontos). Se forem apresentados muito juntinhos a imagem fica pequena; quando dispostos de forma mais espaçada, a imagem aparece maior.

As fotos que o pessoal põe aqui no XLMen costumam ter 550 pixels de lado (as horizontais, pelo menos). Peguei numa régua para medir o tamanho de uma dessas imagens no meu ecrã de casa. São 14.4 centímetros, ou seja 5.67 polegadas. Temos então 550 / 5.67 = 97 pixels por polegada. Pelos vistos os 72dpi são apenas um valor de referência, talvez herdado dos tempos dos CRT***.

Na verdade, eu continuo sem perceber muito bem**** porque é que uma aplicação sofisticada como o Photoshop tem uma caixinha a falar de dpi junto com a funcionalidade de alterar o tamanho da imagem ("resize"). Deve ser para facilitar as contas que de outro modo teriam que ser feitas de cabeça: "eu tenho X pixels, o que vai dar uma imagem com Y centímetros se a imprimir com Z dpi".

Os outdoors são impressos a 12 dpi, segundo ouvi dizer*****.

* Post escrito há não-sei-quanto-tempo, salvo da indigência do meu disco rígido numa tarde soalheira de domingo.


** Pode ser que tudo o que estou aqui a dizer seja apenas um monte de disparates barbáricos erróneos e mal-informados. Se assim for, alguém que se chegue à frente e me corrija.

*** Se não sabes o que é um CRT, pergunta ao Google antes de me perguntares a mim.

**** Pode ser que alguém me queira explicar...

***** Esta cena dos asteriscos é cinco estrelas!

5 comentários:

XL Man disse...

ou eu muito me engano ou essa conversa de "alguém que se chegue à frente" é para mim :-)

infelizmente estou com muito pouca paciência para o tema senão também já tinha respondido à pergunta original do jitso. Este tema do DPI, PPI e afins é uma confusão e para ser bem explicado precisa de uns bons exemplos e de alguma documentação que não me tem apetecido procurar... como já tenho uma idea bastante razoável do tema (acho eu...), não tenho preocupado muito com isso.

por acaso quando lhe respondeste que tinha os DPI do ecrã dele fartei-me de rir...

só como achega, os 72 dpi para um CRT é o valor histórico, que se tem assumido como média. Claro que este valor varia consoante a resolução que se estiver a usar e a dimensão física do ecrã. Tu vês 97 DPI no teu ecrã porque o teu LCD de 17" tem uma resolução nativa de 1280x1024 (valor típico) o que num 17" CRT é um exagero, só se for mesmo muito bom e mesmo assim é um crime para os olhos (o normal é mais perto dos 1024x768 ou no máximo os 1152x864).

uma boa introdução ao tema pode ser vista (como é óbvio) na Wikipedia em Dots per inch.
ah, o CRT também lá está, em Cathode ray tube.

XL Man disse...

já agora, eu ainda sou do tempo em que os primeiros ecrãs a cores eram de 14" (mais perto dos 12"-13" úteis) em modo CGA (4 cores horríveis) a 320x200 ou 640x200!!!

faz lá as contas aos DPI para estes modos gráficos ;-)

Luís Flôres disse...

em resumo, o 17" do meu hp pavillion zd8000 tem 97 dpi...?, mas aparentemente as digitalizações da colorfoto têm 72, mas quando ponho no ps a 100% parecem uns 20x25. o que realmente gostava de saber é: qual a qualidade de digitalização de negativo por forma a que o resultado seja compatível com a qualidade - já amplei 24x30 e , meinen gotte! - da minha lentilha, porque os actuais resultados me parecem relativa e absolutamente merdosos (além de terem dominante magenta). porque em termos de tamanho os ficheiros até são na maioria dos casos superiores a 5MG.

XL Man disse...

Basicamente os DPI do ficheiro não servem para nada. Quer dizer, não é bem assim mas quase. Se o formato do ficheiro tiver algum lugar para guardar essa informação, o que isso faz é que o programa que for ler a imagem fica a saber qual a dimensão da imagem em medidade de comprimento (cm/mm/polegadas/etc.).
Isto é, se uma imagem está a 72dpi e tiver 720pixel de largura, o programa, ao ler o ficheiro sabe que a imagem quando impressa vai ter 10cm de largura.

O que o Photoshop faz é precisamente essa conta. O tamanho dos pixeis impressos vão ser tanto maiores quanto menor for o DPI.

O que se pretende realmente é ter um original com tantos pixeis quantos os necessários para imprimir no tamanho desejado aos DPI que o sistema de impressão requer para se ter um mínimo de qualidade.

O típico que se quer num sistema de impressão jacto de tinta ronda os 200-240 dpi, logo, para fazer um 20x30cm é preciso ter uma imagem com 240*20=4800x7200 pixel!
Muitas vezes isso só é possível com o auxílio de ferramentas de aumento de resolução da imagem (resize) com recurso a interpolação (invenção de informação para os pixeis adicionais, baseado nos pixeis originais). Digo que só é possível quando se usam dispositivos fotográficos de baixa resolução como os nossos (máquinas e scanners).

Jitso, não sei a partir de onde estás a fazer esses 24x30cm... se são dos tais ficheiros que vêm no CD (os tais a 1024x768), esquece. Isso não dá pra mais que um 10x15.


A conta que tens que fazer é qualquer coisas do género:
Seja A a altura, L a largura da imagem final pretendida (em polegadas).
Seja pA e pL a altura e largura em pixel da imagem original.
Seja PA e PL a altura e largura em pixel da imagem final pretendida.
Seja DPI a resolução óptima do
sistema de impressão/visualização.

Tens PA=A/DPI e PL=L/DPI

O que se quer é que PA>=pA e PL>=pL
Se isso não acontecer, é necessário transformar o original (aumentar/resize) até chegar lá... Se não for assim, vais ter um resultado final com uma qualidade da treta, aos quadrados vizíveis a olho nu.

Eu acho que já tinha tido esta conversa aqui no XL... procura por DPI ou LPI no search do blog.

Luís Flôres disse...

resumindo e baralhando: se mandasse imprimir aquelas digitalizações era o mesmo que estar a fazer uma cópia de uma ampliação 10x15....

ou seja, vou ter que pedir "ampliações" maiores... ou quando quiser imprimir em papel levo mesmo o negativo original...