segunda-feira, agosto 08, 2005

À pesca

Acabei de receber um e-mail do e-bay a dizer isto: "We regret to inform you that your eBay account could be suspended if you don't re-update your account information."
Depois tem o link que eu devo usar para resolver o problema: "To resolve this problem please visit link bellow and re-enter your account information."

Ora bem. Que eu me lembre, eu não tenho conta no e-bay, por isso não deve haver problema nenhum com ela.
Restam portanto duas hipóteses.
(i) É uma técnica de marketing muito pouco ética que o e-bay está a desenvolver para angariar "clientes". Não acredito que o pessoal do e-bay ande a fazer isto, primeiro pela questão dos escrúpulos que eu acredito que eles têm, e depois porque angariar "clientes" nestas circustâncias não me parece que lhes traga muito valor acrescentado.
(ii) É um mail de "phishing". Não me vou alongar sobre o que é o "phishing" (quem não sabe e está interessado em saber pode escrever essa palavrinha no google - ou directamente no http://whatis.com - e ver o resultado), mas essencialmente são uns mails maliciosos a fazerem-se passar por terem sido enviados por entidades idóneas, com o objectivo de levar o destinatário a dar os seus dados. Tipicamente fingem ser de bancos, a pedir para a pessoa actualizar os seus dados do cartão de crédito...

Estava a ver que nunca mais recebia um mail "phishe"! Já não sou um "phishe-excluído".

Sem comentários: