domingo, novembro 05, 2006

20D

Mais duas coisas insuportavelmente chatas na 20D:

2. O botão de ligar a máquina é no meio das costas. Não consigo pensar em muitas coisas que dêm menos jeito. Se por acaso for tentar fotografar com a máquina desligada (o que é frequente em mim), não sou capaz de a ligar sem deixar de olhar através do visor e sem tirar os dedos dos sítios onde já estavam. Com todas as Nikon em que já mexi até hoje, esta é uma não-questão, porque o botão de ligar é colado com o botão de disparar. Posso portanto ligar a máquina apenas algumas décimas de segundo antes de tirar a fotografia, sem interromper o trabalho em curso de composição e enquadramento. Com este atentado à usabilidade implementado pela Canon, a alternativa é deixar a máquina sempre ligada. Esta "solução" já me valeu uma magnífica série de fotografias aos meus pés e à calçada, enquanto ando com a máquina ao ombro e o botão de disparar vai sendo pressionado fortuitamente.

3. O botão "do polegar", aquele que na Canon tem um asterisco, para além de estar numa posição não muito ergonómica (não tão grave assim, é uma questão de hábito) não dá para programar de modo a servir de AF lock e AE lock. O melhor que se consegue é fazer AF lock, mas o AE fica sempre activo. Quem não percebeu este ponto também não perde muito. É uma esquisitice técnica que tem muito a ver com a minha maneira de trabalhar, mas talvez pouco interessante para o resto do mundo. (Para mim é terrivelmente chato!)


P.S. De resto, estou encantado com a máquina: foca depressa e bem, tem uma cadência de disparo que é um sonho e os ficheiros não são grandes demais. E o WB automático parece melhor que o da Nikon (não aprofundei este ponto).

2 comentários:

SkinStorm disse...

Experimenta bem a 20d com flash em situações de pouca luz ou luz quase inexistente. Depois diz-me se eu tive azar ou se todas focam onde tu não queres ou onde tu não focaste. A minha está no estaleiro por causa disto e a Seque anda às aranhas :(

XL Man disse...

2 - pois, é uma questão de hábito mas compreendo o teu ponto de vista. pelas vezes que tenho pegado numa Nikon tenho reparado que têm muitos botões - funções imediatamente disponíveis...
os engenheiros da Canon (serão os idiotas do marketing?) aparentam uma certa (enorme) relutância em mudar as coisas nas máquinas (principalmente aquelas coisas que estão mesmo mal).
curiosamente o botão de ligar na 400D está quase onde tu gostas, perto do disparador.
há pelo menos 3 funções estupidamente mal desenhadas na Canon:
a - o botão de previsão de profundidade de campo - está ali por baixo da lente, meio escondido e longe do alcance... ando sempre à procura daquilo... na Nikon está mesmo ali por baixo do dedo, junto à pega!
b - o Mirror Lockup está numa "custom function", é preciso navegar por menos e dar n clicks até se chegar lá... para desligar é a mesma coisa... esqueço-me sempre daquilo ligado e muitas vezes tenho preguiça de ligar... na Nikon tem um botão para o efeito!
c - o botão de print!!!! não serve para nada e está ali sem se poder reconfigurar... ao menos podiam deixar reconfigurar para ser o MirrorLock... quando há ali tantos botões com funções duplas (têm uma função quando se usa a máquina para fotografar e outra função quando se usa par afazer preview das imagens), este só tem função no preview!
os críticos/previews de material estão sempre a bater nestas 2 últimas questões mas a Canon não lhes liga nenhuma.

3- sim, é verdade, mas aquele modo que eu ando a usar agora também não é mau de todo - o * foca (e largas para trancar) e o botão de disparo faz o AE lock.

o WB não é mau de todo, excepto com luzes amarelas (na rua à noite ou dentro de casa com tungsténio). se não achas o da Nikon bom, porque não usas, em que a luz é de características constantes, o "custom WB"? - fazes uma medição e depois é sempre perfeitinho...
outra hipótese é, nas tais condições difíceis, disparar em RAW e depois compençar no PC. Não me venhas com a conversa que se perde muito tempo... podes escolher o WB no Nikon Capture (ou lá o que usas) e depois processar/converter tudo de acentada!