sexta-feira, outubro 13, 2006

Soundslides > Journal of a Photographer > Martin Fuchs


1. O tema "apresentação de fotografias no computador" — e em particular na internet — interessa-me bastante e até já aqui escrevi qualquer coisa sobre o assunto. Concretamente, tenho andado procurar formas interessantes e práticas de criar "slideshows" com as imagens. Um número crescente de sítios têm vindo a adoptar este paradigma na apresentação de trabalhos. Um dos mais notórios (e bem conseguido) é o Magnum in Motion.


2. Através da nova forma de apresentaçao de portfolios que está a ser usada no site da 4see fui ter ao nome "Soundslides". Trata-se de uma aplicação muito simples que permite criar, de forma directa e intuitiva, um objecto "flash" que é um "slideshow" com as fotos e o som que escolhermos. Há um conjunto de ajustes que é possível fazer, mas não assim tantos que tornem a aplicação complexa. Se for usada sem mexer uma palha nesses ajustes o resultado só por si já é óptimo.

3. Graças ao "Soundslides" fui ter ao Journal of a Photographer. Martin Fuchs, o mentor do "Journal", é um jovem fotógrafo que se dá ao trabalho de, entre outras coisas, partilhar com o mundo as coisas que vai aprendendo e as experiências que vai tendo. Por isso, o "Journal" é mais que um simples blog ou o site de um fotógrafo. É uma referência muito importante quer a nível do que se relaciona com a fotografia quer a nível de postura profissional.
Vou acrescentá-lo à nossa secção de "Inspiration" e recomendo a todos um visita regular a este precioso recurso. Quanto ao "Soundslides", não vou aqui repetir o tutorial do Martin, não só porque tenho preguiça de o fazer, mas ainda porque o dele está óptimo. Quem não perceber aquilo é porque é burro ou não quer aprender (o que na minha opinião é uma forma de burrice, mas isso é outro assunto). O "link" para fazer "download" da aplicação também está lá.

4. Estou a trabalhar num "Soundslide" para botar aqui no XL, mas como ainda não está finalizado, fica para outro "post", que este já vai longo.

Sem comentários: