quarta-feira, outubro 11, 2006

Happy Jazz Summer Festival, viii


1 comentário:

onitsuaf disse...

de todas as que puseste desta série até agora (vai na quinze), gosto mais da cinco e desta (oito). têm ambas composições interessantes e equilibradas e o jogo entre o focado e o desfocado está também equilibrado.
a nove é razoavelmente interessante, a composição é mais "clássica". e tem dois problemas: o varão que "atravessa" a cabeça do sujeito principal e a colocação dos sujeitos em segundo plano. um está a "sair" do cotovelo do gajo da frente e o outro já está a sair do enquadramento. com mais "olho" conseguias evitar isso, acho eu.
a dez é uma composição também gira (reparaste que está torta?) mas sofre do facto de os gajos não estarem a fazer nada. resultado: é uma boa fotografia para estar num conjunto (como é o caso) mas não "se aguentava" só por si porque não tem acção.
a doze tem o fundo focado demais. este tipo de imagem pede que o sujeito principal seja mais isolado à custa de baixa profundidade de campo. provavelmente com a (relativamente) baixa distância focal da tua lente e sem estar demasiado perto do sujeito, não consegues muito mais desfocado lá atrás, mas percebes o que quero dizer... assim o fundo distrai do principal e a imagem perde força.
a treze tb tem um pouco este problema: vê-se demasiado bem o público lá atrás e a pala por cima da cabeça do baterista. de resto é um momento bem captado, porque o baterista conduz o nosso olhar e as manápulas do sax têm pormenor q.b. (se bem que podiam estar menos "cortadas"...)
finalmente a quinze acho um desastre. tem o mesmo "olhar condutor" da treze, mas a minha primeira sensação foi de enclausuramento. o moço está com a cabeça encostada ao tecto, quando tem espaço de sobra nos pés e não se percebe muito bem para onde ele está a olhar, porque o bocadinho de clarinetista que vejo não me chega (talvez porque o gajo está com o instrumento pousado).
já agora a catorze: a ideia de emoldurar o músico com as pautas e respectivas molas é gira, mas o músico (sujeito principal) está mal enquadrado. tem muito espaço à volta, e ainda por cima desequilibrado e sem grande interesse. para mais tem uma ombreira de montra a cortar-lhe a cabeça e o ombro. eu também meto esta argolada vezes sem conta, que é deixar-me levar pelo ornamento e descuidar o principal.

voltando à cinco, gosto muito do "X" que separa/une os músicos.
a seis é informativa mas muito forçada. tinhas que arranjar uma maneira mais subtil de "apresentar" a banda. nota que num conjunto de imagens, não era forçoso que o nome da banda e a banda estivessem na mesma fotografia. isso só era importante se precisasses mesmo de o fazer com uma só imagem. mas tinha que ser menos óbvio. o que fizeste na três por exemplo já é aceitável a título informativo.
a sete é "clássica" mas interessante.

chissa que hoje dei corda aos dedos