segunda-feira, junho 20, 2005

Leitura interessante, sim

Suponho que te estás a referir à cena sobre o PhotoSIG. A análise do gajo é muito sagaz. É bem verdade que o sistema de "estrelinhas" (thumbs up/thumbs down) nos impele a buscar a recompensa (mais estrelinhas), e mesmo que queiramos resistir a isso, só por acaso é que temos uma crítica com pés e cabeça. Foi o que me aconteceu com a primeira foto que lá pus e fiquei bem impressionado. Umas três ou quatro depois percebi que não era sempre assim e nunca mais lá fui criticar e ser criticado.
O que eu acho que se passa é que este "efeito PhotoSIG" é também uma das manifestações de outra coisa, que eu chamaria um "problema de fontes". Vê-se muito de um tipo de coisa e começa-se a pensar mais nesses termos e por consequência começa-se a fazer mais também esse tipo de coisa. (Às vezes pergunto-me se não ando a ver Reichmann demais.)
Ainda não li a parte sobre o flickr até ao fim (o gajo escreve muuuuuuito...). Parece interessante.

1 comentário:

XL Man disse...

Pois essa parte achei tão interessante que deixei para depois. A sério! Por isso fiz o artigo... para depois me lembrar de lá ir.